O sono do seu bebê segundo os meses de vida

O sono dos bebês não difere do dos adultos apenas por causa da rotina, as crianças dormem mais, mas o padrão varia conforme sua faixa etária.

Os recém-nascidos não sabem diferenciar o dia da noite, geralmente passam três quartos do dia dormindo, em períodos de duas a quatro horas e quando acordam,estão com muita fome.

Segundo os pediatras, a dica é conversar mais com seu bebê na parte da manhã para que ele comece a distinguir o período do dia, assim, dormirá mais à noite.

Com o tempo a criança começa a ter períodos de sono mais longo durante a noite e fica acordada por mais horas durante o dia. Com dois meses de vida o bebê ainda se alimenta durante a madrugada, mas é capaz de se acalmar sozinho quando acorda.

Após os quatro meses a criança começa a tirar “sonecas” diárias, que variam de uma a três horas. A rotina permanece até mais ou menos dois anos de idade.

Já aos seis meses o bebê já expressa suas vontades, nessa idade a mãe deve estipular um local certo para ele dormir, além de desenvolver rotinas noturnas como deitá-lo no berço até pegar no sono.

Pode haver alteração no sono ao dormir fora de casa e também se a criança estiver doente, neste segundo caso a tendência é dormir mais horas.

As mães vão entendendo a rotina dos filhos e eles vão se adequando a rotina dos pais.

 

As horas de sono do bebê

recém-nascido – de 16 à 20 horas

3 semanas – de 16 à 18 horas

6 semanas – de 15 à 16 horas

4 meses – de 9 à 12 horas mais 2 sonecas diárias de 2 a 3 horas cada

6 meses – 11 horas mais 2 sonecas de 2 horas cada

9 meses – de 11 a 12 horas mais duas sonecas de 2 horas cada

1 ano – de 10 a 11 horas mais 2 sonecas de 1 a 2 horas cada

18 meses – 13 horas mais 2 sonecas de 1 a 2 horas cada

.