Alimentação Infantil

A alimentação adequada para as crianças nos primeiros anos de vida, segundo recomendação da Organização Mundial da Saude(OMS), se dá pelo aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e como complementação até os dois anos ou mais.

É importante comer bem desde pequeno. Incluir frutas, verduras e legumes no prato a partir dos 6 meses, isso incentiva e contribui para o habito saudável na idade escolar e adulta, ajudando na prevenção de doenças no futuro.

Aos seis meses

A alimentação sólida deve iniciar pelo sexto mês, começando pelas frutas e sucos, orientamos para que não seja usado liquidificador nem peneira.

A introdução deve ser gradual, uma vez ao dia, à tarde ou pela manhã. Não deixe de insistir, embora algumas crianças relutem, aos poucos se acostumam.

Em torno de duas semanas após é hora de partir para o almoço, onde a refeição deve ser composta de leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, entre outros), folhas (couve, espinafre, mostarda, acelga, repolho), proteínas (carne de gado e frango) peixe, porco e ovos serão introduzidos mais tarde, legumes ( cenoura, beterraba abobrinha, berinjela), cereais, turbéculos e raízes como: arroz, macarrão, batata e mandioca. A carne deve ser bem cozida, desfiada e esfarelada.

Recomenda-se servir os alimentos amassados e separados no prato, pois é importante que a criança conheça o sabor e a textura de cada alimento.

Em torno do 7º mês introduza a janta.

Desde o 6º mês ofereça água ao se bebê, pois ela é a base de tudo.

Oito meses -nove meses

Os alimentos devem ser dados em pequenos pedaços, os vegetais devem ser cortados em frações menores.

A criança tem a tendência de chegar ao 1 ano tendo a mesma refeição da família, com algumas restrições. Orienta-se controlar sal e gorduras. Leite de vaca e seus derivados não são indicados no primeiro ano de vida.

O cálcio do leite pode prejudicar a absorção do ferro e provocar anemia, alem disso o leite de vaca tem muitas proteínas que podem causar alergias as crianças. Após o primeiro ano de vida, pode ser oferecido de maneira lenta e gradual, testando a aceitação do bebê.

Depois de um ano de vida deve ser introduzido o café da manha, pode ser oferecido um pedaço de pão, queijo e fruta.

Existe uma fase onde a criança perde um pouco o interesse pela comida, isso acontece em função das transformações que acontecem nesse período como andar e falar.

É necessário que converse com a criança, caso ela não queira comer naquela hora, terá que esperar a próxima refeição.

Outra observação é que as vezes a criança não quer comer porque a refeição da família é diferente, por isso a importância de todos terem a mesma refeição mesmo tendo algumas restrições.

A partir de 1 ano

Existe outra fase de recusa alimentar, é necessário levar a criança para atividades de pré-preparação, inclusive ir ao supermercado com os pais, onde os mesmos poderão mostrar as crianças como comprar alimentos saudáveis e cumprir o que foi acordado com ela.