Febre Infantil

Apesar de preocupante, a febre infantil é um bom sinal na maior parte dos casos. Ela pode ser considerada um mecanismo de defesa do organismo, na verdade, ela é um sintoma e não uma doença. Geralmente a temperatura sobe como resposta a uma infecção.

Nesse caso, a febre é um sinal de que o sistema imunológico está reagindo à agressão.

A temperatura normal de uma criança varia de 36,5°C a 37,5°C . Nem sempre o aumento da temperatura significa doença associada.

Ambientes muito quentes, sol ou agitação em excesso pode elevar a temperatura corporal das crianças, principalmente de bebês. Nestes casos em pouco tempo haverá o retorno a temperatura normal.

QUANDO SUSPEITAR DE FEBRE?

Se a criança fica com a respiração rápida, coração acelerado, apática, pálida e com as extremidades (mãozinhas e pezinhos) frias, deve-se suspeitar de febre. Neste caso, devemos medir a temperatura com termômetro na região axilar por 3 minutos. Se estiver acima de 37,5°C, a criança está com febre.

COMO PROCEDER?

Se a criança está com a temperatura acima do normal mas sorrindo, brincando e bom estado geral, deve-se tirar o excesso de roupas.

COMO TOMAR A TEMPERATURA?

• Nunca segure o termômetro pelo bulbo de mercúrio, pois a temperatura da sua mão poderá interferir no correto registro da temperatura do doente.

• Antes de utilizar o termômetro, baixe a coluna de mercúrio até 35°C ou menos, segurando-o pela extremidade oposta ao bulbo de mercúrio, agite-o várias vezes, vigorosamente, para baixo e para cima.

• Coloque bulbo de mercúrio m contato com a pele, embaixo do braço. Deve permanecer em torno de 3 minutos.

• Retire o termômetro do doente e localize a coluna de mercúrio que está situada entre as duas setas marrons localizada no corpo de termômetro. A extremidade superior da coluna de mercúrio indicará a temperatura registrada na escala numérica, que está localizada no corpo do termômetro.

• Hoje existem aparelhos modernos, como termômetros digitais entre outros, mas não são tão fidedignos.