Sexualidade no Desenvolvimento da Criança

Alguns pontos importantes:

1. Muitos pais temem e "travam" com as questões sobre o sexo vindas de suas crianças. Responder a elas ajuda a formação de sentimentos saudáveis acerca do sexo.

2. É saudável e normal que as crianças tenham curiosidade acerca de seu corpo e o das outras crianças, assim como o de seus pais.

3. Crianças de 2 à 4 anos geralmente se tocam quando nuas, seja no banho seja quando estão trocando fraldas ou roupas, e suas atitudes lhes parecerão aceitáveis ou "erradas" de acordo com a reação dos pais. Não as faça se sentirem culpadas ou envergonhadas por se interessarem por seus corpos.

4. A masturbação só deve preocupar se a criança parecer tão "fixada" que exclua outras atividades do dia. Vítimas de abuso sexual, as vezes, ficam fixadas na auto-estimulação.

5. Algumas meninas se alegram com a primeira menstruação, outras se sentem envergonhadas. De um jeito ou de outro, significa a mesma coisa para todas: a prova de que estão se tornando mulheres. É a hora de você oferecer suporte e "toneladas" de informações, sua filha ou seu filho precisa entender as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo, e você também.

 

CEGONHAS

Dizer que foi a cegonha quem o trouxe ou que o papai colocou uma sementinha na mamãe pode ser romântico, mas é irreal. Quando o pai e a mãe criam respostas fantásticas os filhos criam fantasias que dificultam o pensar sobre a realidade e impedem que conheçam seu corpo.