Conselhos Úteis

As crianças não comem direito ou só querem dormir na sua cama? Isso tem jeito!

As atitudes falam mais alto que as palavras. As crianças nascem com um sistema de sensores desenvolvidos que identifica e tenta imitar os comportamentos das pessoas, em especial dos próprios pais.

Comendo Sozinho

1. Assim que a criança completa 1 ano de idade, os autores aconselham os pais a comprar várias colheres de plástico e a deixar que o filho escolha a que mais gostar.

2. Em seguida, guie a mão da criança com a sua mão para ensiná-la como usar o talher adequadamente.

3. Quando seu filho levar corretamente a colher à boca, faça elogios.

4. Muitas crianças costumam alternar a colher e os dedos na hora de se alimentar. “Dê a seu filho a liberdade de experimentar (e de fazer desordem) quando estiver praticando essas novas habilidades. Não intervirá nas tentativas dele.”, dizem os autores.

Dormindo sem os pais

5. Kuhan e Borgenicht não vêem problemas em manter as crianças dormindo na cama dos pais. No entanto, alertam que tudo bem desde que haja consenso: se um dia pode e no outro não, isso pode confundir a cabeça das crianças.

6. Se você quiser estimular seu filho a dormir no quarto dele, troque o berço por uma cama com uma grade para evitar tombos à noite.

7. Não associe a cama dele a punição nem a qualquer tipo de desconforto. Use outro lugar para colocá-lo de castigo.

Sem xixi na cama

8. O controle noturno das funções urinárias das crianças pode atrasar: segundo os autores, é normal, até os 6 anos, molhar ocasionalmente a cama.

9. Incentive-a a usar várias vezes ao dia o vaso sanitário. E quando ela conseguir fazer suas necessidades a tempo de chegar ao banheiro, dê-lhe uma recompensa.

10. Evite oferecer muito líquido à noite, horas antes da criança ir para a cama.

11. Nunca aplique punições ou xingue seu filho por ele ter molhado o colchão.

Tomando banho sozinho

12. Quando a criança não estiver mais tomando banho de banheira, coloque-a embaixo do chuveiro, junto com você.

13. Dê-lhe uma caneca e peça que a encha de água. Depois, sugira que a água seja despejada na sua cabeça: esse tipo de brincadeira faz com que a criança ache este momento bem divertido.

14. Em seguida, peça que faça o mesmo na própria cabeça.

Criando novas regras

15. A partir dos 2 anos, a criança já é capaz de retirar 1 ou 2 peças de roupa, mas só com 3 anos, será capaz de fazer isso com mais facilidade.

16. Se a criança relutar na hora de escovar os dentes, compre escovas e cremes dentais infantis ilustrados com seu personagem de desenho animado favorito.

17. Ofereça-lhe 2 opções de peças para vestir e não a pressione caso ela não queira fazer o que você indica.

18. Estabeleça rotinas. Divida o dia em manhã, tarde e noite. Em seguida, distribua as atividades nesses períodos. Mantenha sempre os mesmos horários de sono e alimentação da criança para que seu relógio biológico se ajuste à rotina estabelecida.

19. Evite exigir demais da criança quando ela estiver doente ou cansada, faminta ou entediada, estressada ou perturbada por qualquer situação.

20. O cantinho do castigo é a técnica de redução de maus comportamentos mais bem-sucedida nos dias atuais.