O sono do bebê

Dicas para fazer seu bebê dormir melhor:

Tenha paciência. Fazer seu filho dormir pode demorar mais do que imagina.

Entre 8h e 9h da noite é hora de levar seu bebê para o quarto. Se o seu filho for maior, aumente este horário para, no máximo, 10h.

O ambiente deve ser meia-luz e, se gostar, com uma música bem suave.

Você pode aproveitar para dar um banho relaxante no seu pequeno, já dentro do quarto, com a luz baixa. Não é preciso lavar a cabeça.

Coloque uma roupa bem confortável na criança.

Depois, coloque-a no berço, brinque com ela, mas com as mãos ou o móbile. Evite pegá-la no colo.

Não deixe que ela durma no seu colo. Coloque-a no berço ainda sonolenta, mas continue falando, fazendo carinho. Se amamentar não deixe que a mamada seja a sua última lembrança.

Ofereça um objeto de transição: um travesseiro, um bichinho de pelúcia...Isso dá a sensação de conforto.

Fazer massagem também ajuda.

Se o pai chega tarde, ele terá de ir direto para o quarto. Aproveite esse momento para dar banho, trocar o bebê, fazer massagem.

Se nada disso adiantar, conte ao pediatra e lance mão de mais um bocado de calma. Tudo se resolve, mesmo que num prazo mais longo.

Registre quantas sonecas ele tira e de quanto tempo. Se ele dorme muito durante o dia terá dificuldades para adormecer à noite. Se estiver tirando sonecas muito longas, reajuste os horários ou coloque-o numa área iluminada para o cochilo do dia.

Se o seu bebê acorda no meio da noite, tente fazê-lo dormir sem pegá-lo no colo. Sente-se perto dele acomodado no berço e faça-o voltar a dormir afagando-o, cantando ou falando bem baixinho.

No inverno, aqueça a cama do bebê. Utilize o secador ou encha uma bolsa de água quente (não fervente) e envolva-a com uma toalha de rosto e uma fronha que você tenha usado. Coloque a bolsa no pé da cama, que ela manterá o pequenino aquecido enquanto dorme, além de sentir o seu reconfortante cheirinho.

Se ele acordar no meio da noite, também não acenda luzes fortes para amamentar ou trocar as fraldas. Nada de ficar brincando. Assim o bebê permanecerá sonolento.

Se a criança resmungar à noite, não precisa sair correndo. Espere um pouco para ver se ela não volta a dormir sozinha.

 

BebÍ que troca a noite pelo dia

Para que isso não ocorra, o segredo é estipular uma rotina simples, com hora certa para a criança brincar e dormir.

Dicas para reverter a situação:

  •  Não estimular demais a criança à noite. Deixe o ambiente tranquilo.
  •  Programar atividades como colocar brinquedos, conversar e cantar só durante o dia.
  •  Não tirar a criança do berço, nem ficar conversando com ela. O correto é deixá-la quietinha, pois assim o bebê acabará se cansando e dormindo.