Choro ... Cólicas & Gases

Preste atenção no choro do bebê, pois é a maneira que ele tem de expressar dor, fome e desconforto. Em pouco tempo você aprenderá a interpretá-lo.

As Cólicas são comuns, principalmente nos 3 primeiros meses de vida. Geralmente não tem gravidade, mas causam desconforto, fazendo o bebê chorar. São provocadas por gazes. A musculatura da parede abdominal não esta muito desenvolvida no bebê e como a posição que ele fica, na maior parte do tempo, é deitada, a contração intestinal para provocar a movimentação de gazes e fezes tem que ser aumentada, e este esforço intestinal exagerado parece ser o responsável pelas cólicas e pelo choro.

Porque os bebês tem gases?

Os gases são formados pela entrada de ar enquanto o bebê mama e, pela fermentação do açúcar do próprio leite, durante a digestão. Os gases podem causar dor e desconforto no bebê.

Abdomem globoso na maioria das vezes é considerado normal. Caso persista dúvida entre em contato com seu Pediatra.

Dicas para lidar com a cólica do lactente:

- Tente manter a calma! A ansiedade materna é apontada como um dos principais fatores de perpetuação das cólicas.

- Verifique se o seu bebê não está agitado por causa de fome, sono, calor, frio, barulhos ou incômodos como fralda molhada ou apertada.

- Um ambiente tranquilo e uma música suave vão relaxar mãe e filho.

- Ginásticas como "imitar um sapinho pulando" ou "pedalar no ar" ajudam na eliminação dos gases. (Figura 1 e 2)

- Massagens na barriguinha do bebê, sempre no sentido horário, mobilizam os gases. Use um creme ou óleo hidratante infantil para deslizar melhor a mão. (Figura 3)

- Compressas mornas na barriguinha com toalhas felpudas passadas a ferro tem efeito analgésico (teste antes o calor da toalha em sua própria face).

- Posicione o bebê de bruços, em seus braços, apoiando a barriga com a sua mão (Figura 4) ou em seu ombro.

- um banho morno descontrai. (Figura 5)

Cuidados durante a alimentação:

- Quando amamentados ao seio materno, a "pega" da aréola mamária deve ser completa. Aqueles que fazem uso de mamadeira devem utilizar um bico adequado ao seu tipo de sucção.

- Após as mamadas os bebês devem ser colocados na posição vertical junto ao ombro materno (Figura 6), dando-se leves palmadas nas costas para provocar a eliminação dos gases do estômago, ato conhecido como "arroto".

- A posição ideal para o bebê mamar é a vertical; deve-se evitar que o bebê fique em posição horizontal, pois isso favorece a deglutição de ar junto ao leite, podendo agravar a flatulência (excesso de gases).

 

- Nem sempre é possível solucionar a cólica do bebê. Por isso, na dúvida, converse com seu pediatra. Somente ele poderá recomendar um medicamento antigases hipoalergênico.

IMPORTANTE:
NUNCA ADMINISTRE MEDICAMENTOS CONTRA “CÓLICAS” SEM A PRESCRIÇÃO MÉDICA!