Amamentação do Bebê

A amamentação protege o bebê e ajuda o seu desenvolvimento.

Às vezes o bebe pode regurgitar um pouco após a mamada. Caso seja freqüente e em grande quantidade (vômitos) comunique ao seu Pediatra.

O Leite Materno é considerado o alimento ideal para o seu filho.

O bebê nasce com reflexo de sucção.

Deve mamar sempre que tiver fome.

Ofereça os 2 seios a cada mamada, pois assim estimula a produção de leite em ambos.

As velhas frases “Meu leite é fraco” e “Não tenho leite” , já não fazem mais sentido. São crendices.

Quanto mais o bebê sugar, mais leite se formará.

A higiene do mamilo é feita pelo próprio “colostro”.

O colostro é um líquido espesso e amarelado, muito importante para o bebê.

Sua principal função é proteger o recém nascido de doenças infecciosas.

Os hormônios da gravidez estimulam as glândulas mamárias fazendo com que o leite surja dentro de 24 a 72 horas após o parto. Antes disso formar-se-á o colostro.

Inicialmente o bebê mama cerca de 10 a 15 minutos em cada seio. Com o tempo o período será aumentado, conforme sua necessidade.

Deixe o bebê mamar o tempo que quiser. Quando se sentir satisfeito soltará o seio espontaneamente. Nunca puxe o mamilo de sua boca, para não se ferir. Se precisar tirá-lo do seio, faça uma leve pressão com o dedo sobre a aréola do seio, próximo a boca do bebê, e só então retire o mamilo, que sairá suavemente.

Após cada mamada, coloque o bebê na posição vertical para arrotar e deite-o sempre de lado (direito ou esquerdo).

Evite o excesso ou insuficiência de alimentação, pois o estômago do bebê, vazio ou muito cheio, se contrai imediatamente, acarretando formação de gazes.

Faça com que o mamilo, e quase toda a aréola do seio, fiquem dentro da boca do bebê.

Dê sempre por primeiro o seio sugado por último na mamada anterior.

Evite mamadeiras, faça-as somente se o leite materno for insuficiente.

Na fase de aleitamento, a mãe deve elevar o consumo de proteínas de origem animal (carne, frango, peixe, leite e derivados) e leguminosas. Tomar bastante líquidos (cerca de 8 copos de água por dia).

É necessário ingerir muitas vitaminas e minerais, assim como evitar alimentos que causam cólicas no bebê, como chocolate, café e pimenta (todos suspeitos).

A refeição da lactante deve ser nutritiva e bem elaborada, pois a relação entre consumir bons alimentos e produzir leite é direta.

Quando o mamilo ficar ferido, pelo ato da sucção, entre em contato com o seu Obstetra ou seu Pediatra.

Uma orientação prática para evitar que o mamilo ferido fique preso ao tecido do sutian, causando dor e desconforto, comprar um pequeno coador (plástico), e cuja a haste será cortada e o restante aproveitado para ser colocado entre o sutian e o mamilo. Este ficará protegido do atrito do tecido e mais arejado pelo material da tela do coador. Com isso o mamilo cicatrizará mais rápido. (Esta sujestão gentilmente me foi dada pela Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS)

Nunca amamente seu filho deitada no leito. O ideal é sempre colocá-lo com a cabeça elevada, deixando livre seu nariz do seio.

Não esquecer que o Leite Materno preenche todas as necessidades do organismo de um bebê até os 6 meses de vida, dispensando até mesmo a ingestão de água ou chás.

O Leite Materno torna o bebê resistente a inúmeras doenças como as virais, infecciosas e alérgicas, não o prive da oportunidade de ser sadio.

Aspectos Psico Afetivos: O calor dos corpos e os gestos de ternura e afeto que o próprio ato de amamentar impõe, serão também uma forma de educar a afetividade e construir a personalidade de seu bebê.

DICA PARA MAMÃE

Dar de mamar acelera o metabolismo e queima 600 Kcal por dia. Você enxuga todo o peso extra e ao mesmo tempo aproveita ao máximo esta fase!