Recém Nascidos (RNs)

Recém Nascidos são considerados os bebês de 0 até 28 dias.

Nos primeiros dias, perde até 10% do seu peso. Daí a importância de começar o Aleitamento Materno, já nas primeiras horas de nascimento.

Quanto antes o bebê sugar o seio mais cedo a Mãe terá leite e o peso do bebê voltará ao normal.

Um recém-nascido dorme em torno de 20 horas. Claro que essa necessidade varia de bebê para bebê. Alguns dormem muito pouco, a intervalos bastante irregulares.

Vista-o sempre com roupas confortáveis e adequadas às condições climáticas.

Mude sua posição no berço algumas vezes, para evitar fadiga muscular, devido a permanência numa mesma posição

Mantenha sempre limpo e adequado o local onde o bebê ficará, seja o carrinho ou o berço.

Cuidados com o Coto Umbilical: O mesmo cairá em torno do 7º até o 10º dia de vida. Basta levantá-lo com uma das mãos e, com a outra passar uma haste flexível de algodão umedecida em líquido antisséptico, por toda sua volta, de 3 a 4 vezes ao dia. De preferência deixar a fralda abaixo do umbigo do bebê, proporcionando uma cicatrização mais efetiva, principalmente no inverno, assim evitará contaminação com a urina.

A Secreção Ocular deverá ser limpa com algodão ou gaze macia, embebidos em soro fisiológico, fazendo a higiene só num sentido: Do canto interno do olho ao externo, ou vice-versa.

O Recém Nascido poderá descamar a pele entre a 1ª e 2ª semana de vida. A solução é passar um emoluente que faça a hidratação da cutis.

Soluços e Espirros são freqüentes. Quando ocorrem, trata-se de uma contração involuntária do diafragma (músculo que separa o tórax do abdomem) isto provoca uma inspiração de ar que, ao passar pela garganta, produz aquele barulhinho conhecido: O “Soluço”. Passa normalmente.

A Respiração (movimentos no peito) algumas vezes é rápida.

É fundamental fazer a higiene da gengiva (“escovação”) desde os primeiros dias de vida. Pergunte ao seu Pediatra como faze-la.

A cor amarela da pele e no branco dos olhos, nos primeiros dias de vida, geralmente desaparece na primeira semana. É chamada de Ictéricia Neonatal. Quando for muito acentuada, entre em contato com seu Pediatra.

Nunca deixe a criança em um local que não ofereça proteção. Exemplo: No meio da cama dos pais ou em banheiras altas ou fraldários.

Alguns movimentos incoordenados nos braços e nas pernas do bebê, no início do seu desenvolvimento, são considerados normais. Não se preocupe, não é uma manifestação de agitação.

Movimentos oculares incoordenados também são considerados dentro da normalidade. Por isso, seu bebê não é “vesgo”, ele ainda não tem o controle do sistema neurológico capaz de fixar o olhar.